Conheça três problemas que podem ser evitados com a prática de atividades físicas

depressão e atividade fisica

Conheça três problemas que podem ser evitados com a prática de atividades físicas

 

Saiba como prevenir doenças cardiovasculares, depressão e ansiedade praticando exercícios regularmente em seu dia-a-dia

 

Com uma rotina atarefada, dividida entre afazeres pessoais e profissionais, nem sempre é fácil encontrar tempo para cuidar do próprio corpo e da saúde. Por esse motivo, muitas pessoas deixam de praticar exercícios físicos regularmente, perdendo uma ótima chance de ganhar condicionamento físico, aumentar sua disposição e se prevenir de diversas doenças.

Entre os problemas ocasionados pelo sedentarismo, ou seja, pela falta de atividades físicas, se destacam as doenças cardiovasculares e patologias psiquiátricas, como depressão e ansiedade. E para te ajudar a entender como uma rotina mais saudável pode auxiliar na prevenção desses males, separamos três tópicos te explicando um pouco mais sobre eles. Confira:

1.Doenças cardiovasculares

A prática de atividades físicas é benéfica para todo o sistema cardiovascular, pois pode fazer com que ele funcione de maneira mais saudável. Um exemplo disso é a diminuição do colesterol LDL, um dos principais responsáveis pela obstrução das artérias. Além disso, ao praticar os exercícios certos, é possível regularizar os batimentos cardíacos, fazendo com que o coração envie sangue para todo o corpo de maneira uniforme.

Porém, mesmo sendo saudável a prática de atividades físicas para pessoas com doenças cardiovasculares, é necessário que elas consultem seus médicos para descobrir o tipo de exercício mais saudável. Geralmente, o mais recomendado é praticar atividades aeróbicas, como correr, pedalar nadar ou remar. Isso porque esses exercícios possuem intensidade moderada.

2. Depressão

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão é a principal causa de incapacitação em todo o mundo, atingindo mais de 300 milhões de pessoas. Porém, apesar de séria, a doença pode ser prevenida ou tratada, sendo que uma das principais formas de fazer isso é praticando exercícios físicos regularmente.

Isso ocorre porque as práticas que envolvem a movimentação do corpo tendem a melhorar o humor, amenizar o sentimento de tristeza e preparar o cérebro para lidar melhor com o estresse, um dos fatores que podem desencadear a depressão. Um exemplo disso é que parte do tratamento de muitas pessoas que sofrem desse mal consiste em caminhadas e corridas regulares algumas vezes por semana.

O grande motivo para a atividade física ser tão benéfica para os pacientes de depressão é que ela é capaz de aumentar os níveis de endorfina no organismo, estimulando a sensação de bem-estar, conforto, bom humor e alegria. Dessa forma, os exercícios se tornam um grande aliado na luta contra o estresse e todos os outros sintomas da doença.

3. Ansiedade

O transtorno de ansiedade consiste, basicamente, em sintomas como preocupação exagerada, ansiedade ou medo. Esses sentimentos são extremamente fortes e interferem bastante nas atividades diárias do paciente. Um bom modo de amenizar esses fatores é praticar exercícios físicos, ação capaz de interferir positivamente nos mecanismos fisiológicos do indivíduo.

Isso porque, depois de praticar uma determinada atividade, existe uma diminuição do estresse. Além disso, quando esses exercícios são feitos com frequência, oferecem benefícios emocionais, pois são capazes de tirar a mente do indivíduo de uma rotina estressante, fazendo-o se sentir revigorado e menos ansioso.