Mais Liberdade, Mais Voz

Esse post talvez seja o resumo do que eu penso atualmente sobre o momento político e social que vivenciamos.
 
Por muito tempo observei que a maioria das pessoas, sejam elas por serem tímidas, por não entenderem do assunto, por vergonha de falar, por medo de errar, por medo de ser zoada, por medo de fazer inimizade, ou simplesmente por não querer entrar em discussão, simplesmente ficam caladas naquelas discussões que envolvem diversos assuntos, sejam eles polêmicos (políticos, religiosos, sociais, escolares, acadêmicos).ou não.
 
Por muitas vezes, percebi que aquela pessoa que mais fala e que mais emite opinião não necessariamente está certa e tem os melhores argumentos. Essa pessoa simplesmente tem maior habilidade para se comunicar, mas isso não significa que esteja certa.
 
Seja em escolas, grupos de estudos, faculdades, trabalho ou na política, existem muitas ideias boas que ficam silenciadas por quem não opina. Talvez pelo medo de algo, que nem a própria pessoa sabe muito bem definir do que.
 
Por muitos anos vivemos no mundo de quem dá as cartas são aqueles que mais sabem comunicar. A cultura de muitos locais foi implantado por esses que falam e opinam, mas nem sempre têm a razão. Existiam e ainda existem muitos que ficam em silêncio, mas não emitem a opinião.
 
Mas isso está mudando. As redes sociais e os blogs de uma forma geral estão mudando essa realidade aos poucos, porém ainda muito longe do que eu acredito que tem potencial para mudar.
 
Com o facebook e instagram, muitas pessoas, que antes não opinavam e pouco falavam no dia a dia da vida, começaram a publicar seus post e seus “pensamentos do dia”, sejam eles de quaisquer conteúdo que achassem interessante.
 
Muitas vezes tais publicações são motivos de discussões e brigas mais enérgicas, que se fosse realizada uma reunião presencial entre as partes dificilmente aconteceria tal briga, pois essa pessoa não falaria essa mesma opinião diante da pessoa ao vivo.
 
Foram as redes sociais o instrumento fundamental para a eleição de um presidente no Brasil e no EUA.
 
Acredito que foi a voz de muitos aqueles começaram a escrever nos posts, o que antes não se sentia livre para opinar.
 
Essa eleição presidencial é apenas o início de algo bem maior que está por vir nos próximos anos e décadas, se essa conexão que a Internet proporciona não for censurada pelo medo e pela difamação.
 
Muitos tímidos, muitos seres humanos que por um motivo ou outro não opinavam, agora estão começando a escrever e publicar seus pensamentos mais sinceros, e é fundamental que continue assim. Mas principalmente, que tais pessoas não fique apenas nas redes sociais, mas comece a alcançar milhares de cargos de lideranças em diversos aspectos sociais, culturais, econômicas e políticas.
 
Que possam tornar aquela voz, que antes era silenciada, em argumentos contrários ou à favor, daquelas idéias que eram apenas dos “bom comunicador”.
 
Menos Estado, Menos Impostos, Menos Burocracia e Menos Corrupção é algo que essa voz silenciada por muitos anos não emitiu. Mas com o poder das redes sociais e com o aprendizado da vida, essa voz silenciosa está começando a falar e não ter medo da opinião alheia.
 
E exatamente por isso, acredito que o individuo deve ser livre para criar, empreender e falar! Essa liberdade foi aclamada que existia por décadas, mas ela era censurada terrivelmente não pela legislação ou por polícia, mas pelo medo e pela difamação de outros “bons comunicadores”, que logo emitiam opiniões desrespeitosas e caluniosas contra àquela voz que desejava se comunicar mais e melhor. Isso proporcionava medo, apreensão, sentimento de inferioridade e principalmente o SILÊNCIO DA VOZ.
 
Desde que respeite a moral, a dignidade, a imagem e a opinião do outro. Existem diferentes maneiras de discordar, sem gerar ofensas.
 
Mais liberdade,
Mais voz aos tímidos,
Mais voz aos que pouco opinam.
 
Menos Estado,
Menos Impostos,
Menos Corrupção,
Menos Burocracia.
 
Diego Tinoco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *