O que é depressão?

Você sabe o que é depressão?

A Depressão é uma doença, assim como qualquer outro tipo de doença existente no mundo. É importante dizer que o paciente que tem o diagnóstico de Depressão não tem culpa de tê-la.

Às vezes, muitos familiares ou amigos acreditam que o paciente encontra-se mais cabisbaixo, sem vontade de sair de casa, sentindo-se triste, simplesmente por “manha” ou “preguiça”. Isto não é verdade. Pelo contrário, quem apresenta o diagnóstico de depressão apresenta alguns sintomas que podem deixa-los tão desanimado ou desestimulado que não apresenta vontade de fazer atividades. É importante deixar claro que tais sintomas não podem ser rotulados por outros de “manha” ou “preguiça”.

Muitas vezes as pessoas tentam achar um motivo ou alguma justificativa para explicar os motivos pelos quais está pensando e sentindo tanta coisa negativa e ruim. Infelizmente muitas vezes não há motivo pessoal algum que justifique que determinada pessoa apresente sentimentos de angustia ou tristeza persistente. Muitas pessoas não conseguem explicar o que causa tamanha tristeza ou angustia. Assim como outras doenças, uma pessoa pode ter depressão em qualquer momento da vida, sem motivo aparente, sem que aconteça qualquer fator estressor na vida que justifique um quadro depressivo.

O diagnóstico de Depressão é feito por um médico capacitado para isso. A doença pode apresentar vários sintomas e pode variar as características de acordo com a idade e com a gravidade do quadro.

É importante ficar atento que nem todos os pacientes com quadro depressivo queixam de tristeza propriamente dito, pois alguns podem apresentar uma desmotivação pela vida e alguns outros sintomas característicos da doença.

Por outro lado, salienta-se que tristeza não é sinônimo de Depressão. Muitos acreditam que simplesmente pelo fato de alguém estar triste diante de alguma situação já encontra-se com o diagnóstico de Depressão, porém isso não é verdade. A tristeza é um sentimento comum e acontece com a maioria dos seres humanos. Ficar triste por algo que aconteceu no dia a dia, como discussão de família, perda de emprego ou perca de um ente querido é normal de um ser humano, e todos passamos por isso.

Caso perceba que você ou um amigo ou familiar esteja passando por situações que se assemelham a quadro depressivo, é importante marcar uma consulta com um médico especialista, para avaliar o diagnóstico e tratamento.