O que é transtorno de ansiedade?

síndrome do pânico

O que é transtorno de ansiedade?

Saiba mais sobre o distúrbio e suas classificações

O transtorno de ansiedade é uma patologia que pode apresentar diversos sintomas e danos a saúde mental e física de um paciente. Ele é provocado pelo excesso de medo e ansiedade ao enfrentar algumas situações existentes na vida de uma pessoa. Claro que o estado ansioso é inerente ao ser humano e é mais do que comum em algumas ocasiões, o problema é quando ele se torna mais frequente que o normal e faz com que o indivíduo, por conta do medo, comece a se esquivar demais de algumas situações.

Uma das definições de ansiedade é a preocupação demasiada com acontecimentos futuros, o que gera a sensação de medo, que é uma resposta emocional a uma ameaça iminente. Com a união desses dois sentimentos excessivos, a pessoa se sente impotente e, muitas vezes, opta por se esquivar das situações que lhe causam temor em vez de resolvê-las ou enfrentá-las. Por conta desse sentimento de incapacitação, a pessoa pode sofrer diversos danos em sua vida pessoal, profissional e afetiva.

Tipos de transtornos de ansiedade

 

O transtorno de ansiedade pode se apresentar de maneira diferente em cada indivíduo e ser causado por motivos distintos. O transtorno de ansiedade de separação, por exemplo, é causado pelo medo em excesso da separação ou perda de uma figura de apego como pais e outros familiares. O paciente que sofre desse distúrbio pode querer ficar próximo dessa pessoa mais tempo que o normal – devido ao temor em perdê-la de vista – ou até sentir sintomas físicos e ser incomodado frequentemente por pesadelos.

Já o mutismo seletivo é quando uma pessoa, por conta de traumas e insucessos em algumas situações, não consegue falar em ocasiões semelhantes. O distúrbio é considerado seletivo pois em momentos em que a pessoa se sente mais segura, como na presença de familiares, ela até consegue falar, mas em outras circunstâncias sociais como na escola ou no trabalho, tem sérias dificuldades em se expressar.

O transtorno de ansiedade social, também conhecido como fobia social, é quando alguém, por medo de ser avaliado, se esquiva e evita algumas situações. O medo de ser “mal visto”, ou até humilhado pelas pessoas, faz com que o paciente tema se envolver com quem não é da sua família, ou até que deixe de fazer coisas consideradas normais como comer ou beber em público. Esse medo de ser avaliado e de interagir com o mundo pode ter sido causado por algum trauma familiar ou pessoal.

Outro tipo comum é o transtorno de pânico, que causa diversos ataques abruptos prejudiciais a saúde física e mental do paciente. Os ataques acontecem quando o indivíduo tem que enfrentar situações temerárias. Além disso, é comum que quem sofra desse mal fique nervoso e ansioso com a preocupação de sofrer outro ataque de pânico, o que pode agravar o quadro. Existe também a possibilidade de ataques inesperados, que acontecem sem uma razão aparente.

Além desses, existem outros tipos de transtornos de ansiedade, como a agorafobia, causada pelo medo de estar em situações e lugares específicos como transporte público ou lugares fechados, e o transtorno induzido por substância, que é relacionado a intoxicação ou abstinência de alguma substância química – como drogas e álcool – ou até um tratamento médico.