Aplicativos de relacionamento: será que funcionam?

Agora, é possível escolher um parceiro ou parceira por aplicativos de relacionamento, exatamente como fazemos com os produtos e as notícias. Os avanços tecnológicos já chegaram na maneira como as pessoas se relacionam.

Agora, é possível escolher um parceiro ou parceira por aplicativos de relacionamento, exatamente como fazemos com os produtos e as notícias. Os avanços tecnológicos já chegaram na maneira como as pessoas se relacionam.

Mas afinal, será que os tais aplicativos de relacionamento funcionam? Será que são seguros o suficiente para encontrar alguém compatível com suas expectativas? Ou apenas servem para aquelas pessoas que não desejam nada sério com ninguém?

Esta nova maneira de se relacionar, também conhecida como “match”, está muito popular nos dias de hoje e desponta como o novo normal dos relacionamentos. 

Neste artigo, vamos nos aprofundar sobre como os Apps de namoro funcionam e porque são tão populares entre as pessoas que buscam um relacionamento.

Por que os aplicativos de relacionamento fazem sucesso

A Internet tornou a vida das pessoas mais fácil e rápida. A comunicação se dá de maneira instantânea, é possível falar por chamada de vídeo com alguém que está do outro lado do mundo e também fazer compras nos supermercados, sem sair de casa.

Assim também funciona para as pessoas que querem conhecer novas pessoas. A Internet substitui os encontros entre amigos em bares e restaurantes e aquele flerte que poderiam ou não resultar numa relação.

Agora, na palma da mão, por meio de aplicativos como Tinder e Inner Circle, é possível conhecer pessoas próximas à sua localização, com os mesmos interesses e preferências. A conversa pode se iniciar a partir de informações disponíveis no perfil da pessoa ou por uma foto com o animal de estimação, sem precisar sequer ouvir a voz de quem está do outro lado.

Esta conversa inicial é o suficiente para definir se suas personalidades são compatíveis, evitando assuntos embaraçosos e momentos desagradáveis. A partir disso é que os casais marcam seu primeiro encontro, onde vão conhecer pessoalmente a sua possível cara metade.

Como “bombar” nos aplicativos de relacionamento

Assim como tudo a que se refere ao relacionamento humano, não existe uma fórmula de bolo para ter sucesso nos aplicativos de relacionamento. No entanto, é possível seguir alguns conselhos das pessoas que têm mais experiência nesta modalidade de interação para conseguir mais “matches”, tais como:

  • Selecione fotos de rosto, recentes e sem outras pessoas ao lado.
  • Use fotos mostrando algum hobbie ou habilidade que você tem, para que seja um ponto de conexão com pretendentes.
  • Escreva uma descrição original, simpática e com alguma graça. É interessante que neste texto a outra pessoa possa identificar tópicos para puxar assunto.
  • Não há problemas em revelar seu posicionamento político, evitando o desrespeito às opiniões contrárias.
  • Fotos com animais de estimação sempre funcionam bem!
  • Tenha cuidado com o exagero do uso de edição nas fotos para que não haja uma disparidade com a realidade.
  • Acrescente fotos com um grupo de amigos, de maneira a demonstrar que você é uma pessoa sociável.

Nenhuma dessas dicas são regras que você necessariamente precisa seguir para ter sucesso nos aplicativos de relacionamento. São apenas sugestões, o mais importante é a sua autenticidade. 

Com base nas suas preferências, o algoritmo do aplicativo enviará sugestões de pessoas com as quais você pode ter um bom papo. A partir daí, é só aprovar ou reprovar as sugestões do aplicativo.

Após o “match”, cabe a ambos tornar o momento de conversa o mais agradável possível para que evolua para um encontro presencial.

O futuro das relações

Cada vez mais, a tendência é que as coisas sejam movimentadas online. Hoje, com o metaverso, é possível recriar a realidade em um mundo virtual. 

Deste modo, o namoro online também se tornou uma tendência, afinal, existem inúmeras histórias de pessoas que se conheceram pelo aplicativo de relacionamento e vivem felizes para sempre.

O maior receio com o uso dos aplicativos de relacionamento é a segurança. Recentemente, a série lançada pela Netflix “O golpista do Tinder” revelou a história de Simon Leviev, um homem que se passava por milionário para aplicar golpes em mulheres. 

A especialista em comportamento na web e em marketing digital Aline Bak aconselha a tomada de algumas precauções antes de marcar um encontro presencial. Dentre elas, pesquisar nome e sobrenome no Google para garantir a presença digital dessa pessoa, as conexões, locais que frequenta e com o que trabalha. Além disso, realizar chamadas de vídeo antes de marcar o encontro presencial para garantir a identidade da pessoa com quem se comunica.

Prós e contras do uso de aplicativos de relacionamentos

Os prós e contras dos aplicativos de relacionamento são relativos. Pode ser um excelente recurso para conhecer pessoas e até fazer amizade, se usado com prudência e cuidado. Para pessoas mais vulneráveis, o ideal é que estabeleçam conexão à moda antiga, frente a frente.

Independente da maneira como se inicia uma relação, o importante é que o casal tenha uma conexão real entre os objetivos de vida e os princípios que costumam seguir. Afinal, todo mundo tem condições de construir o seu próprio final feliz.

Share the Post:

Related Posts