Como melhorar sua comunicação nos relacionamentos

A comunicação é vital para relacionamentos saudáveis. Ser capaz de falar aberta e honestamente com as pessoas de sua vida permite que você compartilhe, aprenda, responda e construa laços duradouros. 

Deste modo, a comunicação é um fator fundamental em qualquer relacionamento, incluindo aqueles com amigos e familiares, mas pode ser particularmente importante em relacionamentos românticos.

Embora todos os relacionamentos sejam diferentes e cada um tenha altos e baixos, poder conversar com seu parceiro ou parceira significa que você poderá compartilhar suas preocupações, mostrar apoio um ao outro e trabalhar em conjunto para lidar com conflitos de maneira mais eficaz.

Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre por que a comunicação nos relacionamentos é tão importante. Além disso, poderá explorar algumas das características de uma boa comunicação, identificar os sinais de problemas em potencial e aproveitar as dicas que podem ser úteis para melhorar suas habilidades de comunicação.

Benefícios da comunicação nos relacionamentos

O padrão de comunicação de um casal muitas vezes pode prever o sucesso de um relacionamento. Uma boa comunicação pode ajudar a melhorar seu relacionamento de várias maneiras, veja alguns benefícios de melhorar a comunicação nos seus relacionamentos.

  • Reduzir a ansiedade

Em vez de se preocupar com sentimentos negativos e supor situações, a boa comunicação permite que as pessoas discutam suas preocupações e as resolvam de maneira mais positiva e eficaz.

  • Promove a intimidade

Formar uma conexão emocional com outra pessoa requer um exercício de  dar e receber mútuo, quando se trata de compartilhar coisas sobre si mesmo e ouvir a outra pessoa. Essa auto-revelação recíproca significa falar sobre suas experiências, crenças, valores, opiniões e expectativas. 

Para fazer isso, ambos precisam possuir habilidades de comunicação que promovam essa conexão e permitam que ela cresça e se aprofunde com o tempo.

  • Reduzir e resolver conflitos

Todo relacionamento está sujeito a conflitos de tempos em tempos. No entanto, quando você é capaz de falar sobre seus problemas de maneira aberta e honesta, pode resolver as discussões e desacordos com mais facilidade. 

Ao invés de ficar preso em um ciclo de mal-entendidos, mágoas e conflitos emocionais, você pode resolver seus problemas e tomar medidas para melhorar seu relacionamento com comunicação positiva.

A comunicação não cura tudo

Embora a suposição comum seja de que, se você deseja melhorar seu relacionamento, deve começar melhorando sua comunicação, algumas pesquisas sugeriram que a resposta pode não ser tão simples.

Um estudo publicado no Journal of Marriage and Family descobriu que, embora haja uma conexão entre comunicação e satisfação no relacionamento, a boa comunicação por si só não prevê um final feliz em seus relacionamentos.

Outros fatores como o nível de interação que um casal tem, as características de personalidade de cada parceiro e o estresse desempenham um papel na determinação da satisfação das pessoas com seus relacionamentos.

Portanto, embora as pesquisas sugiram que se comunicar bem não garante um relacionamento feliz, há muitas pesquisas indicando que boas habilidades de comunicação melhoram os relacionamentos e o bem-estar de várias maneiras.

Como identificar que a comunicação em seu relacionamento pode melhorar

Alguns sinais de que seu relacionamento está sendo afetado negativamente por problemas de comunicação incluem:

  • Assumir que você sabe o que seu parceiro pensa ou sente;
  • Estar constantemente criticando um ao outro;
  • Envolver-se em comportamentos passivo-agressivos;
  • Sentir que você não pode realmente falar com seu parceiro;
  • Ficar na defensiva quando seu parceiro tenta falar com você;
  • Dar um ao outro o tratamento silencioso;
  • Ter os mesmos argumentos repetidamente sem chegar a uma resolução;
  • Recusar-se a se comprometer ou ouvir a perspectiva da outra pessoa.

Também é importante aprender a reconhecer alguns dos sinais mais sutis de má comunicação. Isso pode incluir evitar discussões para manter a paz. Se você nunca discorda, significa que um de vocês está escondendo o que realmente sente ou pensa apenas para evitar uma briga. Isso priva vocês dois de experimentar discussões autênticas, abertas e honestas.

Ocultar problemas também pode ser outro problema de comunicação comum. Em vez de ter conversas difíceis com seu parceiro, você pode evitar o problema e acabar despejando toda a sua raiva, irritação, preocupações ou frustração nas outras pessoas em sua vida.

Portanto, críticas, defensividade, silêncio em excesso e sentimento de incompreensão são apenas alguns sinais de problemas de comunicação em um relacionamento. E a falta de discussão não é necessariamente um sinal de que você está se comunicando bem. Pelo contrário, pode significar que você está se repreendendo para evitar conflitos.

Como melhorar sua comunicação

Se você acha que a má comunicação está afetando negativamente seu relacionamento, existem estratégias que podem ajudá-lo a melhorar sua conexão.

  • Considere seu nível de apego

Pense em como seu nível de apego pode afetar seus padrões de comunicação. Os níveis de apego são seus padrões característicos de comportamento nos relacionamentos. Geralmente surge na infância com base no relacionamento com seus cuidadores e pode continuar a afetar o modo como você se comporta e responde nos relacionamentos românticos adultos.

Se você tem um traço de insegurança, é mais provável que você se envolva em padrões de comunicação que podem ser vistos como ansiosos ou evasivos. Reconhecer como seu nível de apego afeta como interage com seu parceiro ou parceira pode lhe dar pistas sobre o que você precisa trabalhar.

  • Esteja totalmente presente

Para garantir que ambos estejam ouvindo e entendendo, minimize as distrações e tente se concentrar totalmente no presente quando estiver se comunicando. Isso pode envolver reservar um tempo todos os dias para realmente focar um no outro e conversar sobre os eventos do dia e quaisquer preocupações que você possa ter.

Limitar o uso do dispositivo em determinados momentos do dia, como durante as refeições ou na hora de dormir, pode ser uma ótima maneira de se concentrar em seu parceiro sem distrações externas.

Adote uma comunicação eficaz

A comunicação eficaz é uma maneira de promover um relacionamento positivo e de apoio com seu cônjuge. Quando você ouve e responde ativamente ao seu parceiro (e eles fazem o mesmo por você), é mais provável que ambos se sintam valorizados e cuidados.

A comunicação é apenas uma parte de um bom relacionamento. Pesquisas sugerem que as pessoas que estão felizes em seus relacionamentos são mais propensas a se comunicar bem umas com as outras. Como anda a comunicação na sua relação?

Share the Post:

Related Posts