Quais são os sintomas negativos da esquizofrenia?

esquizofrenia sintomas

Quais são os sintomas negativos da esquizofrenia?

 

A esquizofrenia é um transtorno mental complexo que afeta o modo como a pessoa pensa, sente e se comporta; e interfere na diferenciação entre o real e o imaginário.

Essa doença pode afetar o bem-estar do paciente de várias maneiras e é, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a terceira causa de perda de qualidade de vida entre pessoas de 15 a 44 anos de idade, dentre todas as doenças.

Mas quais são os sintomas da esquizofrenia? Há vários tipos de sinais, que podem ser divididos em negativos e positivos.

Neste texto falaremos mais sobre os principais sintomas negativos, que fazem parte da fase crônica da doença e geralmente são mais resistentes ao tratamento. Veja abaixo:

 

  1. Diminuição da expressão emocional

Também conhecido como embotamento ou achatamento afetivo, caracteriza-se como a dificuldade em demonstrar sentimentos e emoções por meio da expressão facial ou do tom de voz.

O indivíduo perde a capacidade de sentir alegria ou tristeza condizentes com a situação externa. Isso leva muitas pessoas a crer que o paciente é indiferente ou não tem empatia. No entanto vale frisar que esse achatamento afetivo não significa que a pessoa não tenha sentimentos, apenas que, devido a doença, é incapaz de demonstrar o que se passa dentro dela.


2. Dificuldade de realizar atividades

Surge no paciente com esquizofrenia uma diminuição dos impulsos e da vontade de iniciar atividades ou terminar o que começa. Tal sintoma muitas vezes é interpretado pelas pessoas ao redor do indivíduo apenas como preguiça. No entanto a doença afeta o raciocínio lógico e torna desafiador o exercício de atividades mais complexas. Por isso o paciente acaba optando por atividades mais passivas, tais como assistir televisão ou dormir.

 

3. Redução da capacidade de sentir prazer

Com o passar do tempo a esquizofrenia faz com que o paciente tenha o sentimento de prazer diminuído, não importa quão interessante ou atrativa seja a atividade em questão. A capacidade de responder de maneira positiva é reduzida e esse é outro motivo que leva o paciente a fazer as coisas pela metade.

 

4. Redução da fala

Falas e pensamentos podem perder um encadeamento lógico e por isso se tornam lentos e desconectados para quem está ouvindo.

O afetamento da comunicação podem ocasionar, a longo prazo, o afastamento social ou mesmo o isolamento total. Por isso é essencial que as pessoas que convivem com o paciente deem apoio e busquem fazer o indivíduo se sentir acolhido.

 

Sintomas negativos da esquizofrenia dificultam convivência social

Destacamos aqui alguns sintomas negativos da esquizofrenia e seus reflexos na qualidade de vida do paciente. Caso perceba esses sinais em você ou em algum amigo ou familiar, é importante buscar um especialista, mais precisamente um psiquiatra. O médico irá avaliar as ações e comportamentos e dar um diagnóstico. Em caso de confirmação da doença é imprescindível iniciar o tratamento adequado, para assim conseguir conviver com a doença de maneira mais tranquila.

Falaremos mais sobre os demais sintomas da esquizofrenia em outros textos. Acompanhe o blog.