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Como lidar com ansiedade do dia a dia?

Last Updated on 6 de novembro de 2023 by Diego Tinoco

Como lidar com a ansiedade no dia a dia

Como Lidar com a ansiedade no dia a dia?

Falta de atenção, preocupação intensa, insônia, suor excessivo, tremores, comportamento alterado, aperto no peito, pensamentos que causam angústia: você já passou por alguma dessas sensações? Saiba que todos esses são possíveis sintomas de ansiedade (físicos e mentais).

Por isso, saber como lidar com ansiedade do dia a dia tem se tornado quase que uma meta geral de grande parte das pessoas, ou deveria estar se tornando. A crise de ansiedade é tida por muitos como o grande mal do século, um problema que vem prejudicando de forma exponencial a vida das pessoas.

Fazemos parte de uma sociedade ansiosa, que vive sempre com senso urgência e sem tempo para estabelecer hábitos saudáveis. Ao longo da história, poucas sociedades parecem ter enfrentado um nível de estresse e uma quantidade de pensamentos supérfluos como os observados atualmente. A tranquilidade e a tolerância estão cada vez mais sendo vistas como qualidades preciosas.

 

É verdade que a ansiedade pode ser uma coisa boa?

Bom, é importante que saibamos identificar os limites aceitáveis desse tipo de problema. Como já afirmava Machado de Assis em sua obra O Alienista, olhando de perto ninguém é normal por inteiro”.

Essa afirmativa é bastante pertinente e demonstra o grau de dificuldade que temos para estabelecer o que é anormal ou normal dentro dessa perspectiva. Afinal, somos seres humanos, uma formação complexa e cheia de particularidades, influenciadas por diversos mecanismos biológicos e sociais.

Desse modo, os sintomas de ansiedade podem ser em alguns casos considerados como algo fisiológico. Por vezes auxiliando na detecção de ameaças, fazendo com que consigamos nos antecipar, e isso faz também com que nosso estado cognitivo seja modulado para responder melhor a certos estímulos.

Quando a ansiedade se torna prejudicial, como eu posso lidar com isso?

A ansiedade é um termo geral, que possui inúmeras definições e que quando se torna patológica pode estar relacionada com diferentes mecanismos.

Essa grande diversidade de atribuições é demonstrada nas classificações do Manual de Diagnóstico e Estatística (DSM) da Associação Psiquiátrica Americana e na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde.

Os transtornos de ansiedade são classificados da seguinte forma:

A seguir mostrarei as principais orientações acerca do tratamento farmacológico e das medidas gerais que auxiliam você a controlar sintomas de ansiedade do dia a dia.

  1. Remédios que podem diminuir a ansiedade:

O Tratamento farmacológico é usado para controlar crise de ansiedade e também evitá-las. Podem ser utilizados medicamentos de diferentes classes, em casos extremos são utilizados aqueles remedinhos com receita específica para isso (receita azul), eles possuem tarja preta e quando não usados corretamente podem causar dependência. Por isso, procure sempre um médico e siga suas orientações, todo cuidado é pouco.

Dentro do tratamento farmacológico existem as medicações chamadas de ansiolíticos ou calmantes. São substâncias que diminuem a excitação neuronal, promovendo maior controle diante de estímulos excitatórios. Importante dizer que tais remédios devem ser prescritos e acompanhados por um especialista.

Atualmente, os medicamentos frequentemente prescritos para os transtornos de ansiedade são os inibidores seletivos da recaptação de serotonina, anteriormente conhecidos como “antidepressivos”. Quando adequadamente administrados e combinados com uma psicoterapia eficaz, podem ter um impacto benéfico significativo no paciente. Eles ajudam a elevar os níveis de energia psíquica, o que pode fazer com que a pessoa se sinta mais capacitada para enfrentar desafios, além de promover uma sensação de bem-estar e uma percepção mais clara e positiva das experiências do dia a dia.

Os antipsicóticos, também conhecidos como tranquilizantes maiores, são medicamentos reservados para situações clínicas mais complexas e graves. Eles são indicados principalmente quando os sintomas ansiosos intensos coexistem com transtornos mentais mais sérios que incluem alterações significativas do pensamento, e devem ser utilizados sob rigorosa supervisão médica.

  1. Medidas gerais para você se livrar da ansiedade:

 

  • Quando estiver em crise de ansiedade ou sentir que os níveis de ansiedade estão aumentando, procure controlar sua respiração, respirando fundo, lento e de forma cadenciada;
  • Diante de algum problema ou situação de intenso estresse, procure pensar no fato em si, e não que aquele problema está em sua mente ou seu pensamento. Quando não for possível lidar com isso, tente distrair sua mente com outras coisas, procure pensar em alguma situação que te traz confiança e te deixa feliz.
  • Seja honesto consigo mesmo, aceite que existirão momentos em que não conseguirá se controlar, isso é Todos passamos por situações difíceis.
  • Apesar de que seja importante pensar em como resolver determinadas situações, mais importante que isso é ter ação, focar nas opções que temos para resolvê-las.
  • Situações estressantes sempre irão existir, aceite que é preciso conviver com a insegurança, quando ela surgir não tenha pressa, quanto mais você fugir, mais isso vai te atormentar.
  • Não se deixe ser controlado por sua mente, quando os pensamentos negativos e intensos surgirem, imagine que você é capaz de sair dessa situação, procure soluções conforme sua realidade.

 

Saber como lidar com ansiedade e com as crises de ansiedade do dia a dia pode ser algo bastante desafiador. Mas assim como aumentaram os motivos para que possamos nos sentir estressados, também aumentaram os arsenais que podemos usar para controlar as crises de ansiedade.

Mente acelerada é mente que pensa em várias coisas ao mesmo tempo e muitas das vezes não foca em algo. Devemos sempre procurar controlar as ansiedades do dia a dia, mas lembre-se, quando isso começar a afetar sua vida negativamente, não hesite! Procure ajuda médica, um profissional médico capacitado poderá indicar o tratamento da ansiedade adequado e multiprofissional para ajudar você a ter uma vida mais tranquila, favorecendo uma boa qualidade de vida para você a as pessoas que vivem ao seu redor.

 

 

Referências Bibliográficas

RAMOS, Renato Teodoro. Transtornos de ansiedade. RBM rev. bras. med, v. 66, n. 11, 2009.

SERSON, Breno. TRANSTORNOS DE ANSIEDADE, ESTRESSE E DEPRESSÕES: Conhecer e tratar. MG Editores, 2016.

CASTILLO, Ana Regina GL et al. Transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22, p. 20-23, 2000.

VIANNA, Renata Ribeiro Alves Barboza; CAMPOS, Angela Alfano; LANDEIRA-FERNANDEZ, Jesus. Transtornos de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 5, n. 1, p. 46-61, 2009.

DI BERNARDI, Luciana Raupp. O DEVIR DO ANSIOSO: PARE, PEÇA AJUDA. VOCÊ NÃO PODE DAR CONTA DE TUDO.

Autor: Caio Anderson
Diego Tinoco Rodrigues

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Diego Tinoco

Diego Tinoco é cidadão brasileiro. Nasceu em Curvelo-MG e atualmente reside em Belo Horizonte. É médico, psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da UFMG, pós graduado em saúde da família pela UFMG. Nesse site você encontra opiniões do cidadão sobre a vida e o mundo.

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