Autoestima e diagnóstico de TDAH: o peso de anos sem nome

O que fica depois de anos sem nome
Receber um diagnóstico de TDAH na vida adulta costuma trazer alívio: a dificuldade passa a ter um nome. Logo atrás do alívio vem uma pergunta atrasada. Se a dificuldade de organizar, de sustentar atenção no que não interessa, de entregar no prazo tem uma explicação, o que fazer com a explicação que vigorou até aqui — a de que faltava esforço, cuidado, maturidade ou vontade?
A revisão sistemática de Cook, Knight, Hume e Qureshi parte justamente dessa pergunta: pessoas com TDAH frequentemente crescem cercadas de mensagens negativas a respeito das próprias capacidades e podem acumular desfechos adversos ao longo da vida; apesar disso, ao chegarem à vida adulta, muitas vezes se encontram sem apoio adequado dos serviços de saúde.1 A frase descreve um acúmulo, não um traço. É a diferença entre tratar isso como traço de insegurança e reconhecer que a pessoa recebeu, repetidamente, informação de que não dava conta.
Autoestima não é critério diagnóstico de TDAH. O DSM-5-TR descreve sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, com início na infância e prejuízo em mais de um contexto.3 Nada no manual fala de autoimagem. O que a pesquisa investiga é outra coisa: o que acontece com a autoavaliação de quem conviveu anos com esses sintomas sem que tivessem nome.
Autoestima, autoeficácia e recursos não são a mesma coisa
Antes de olhar os achados, vale separar três medidas que a conversa cotidiana costuma juntar. Elas aparecem separadas nos estudos porque se comportam de forma diferente.
- Autoestima — a avaliação global que a pessoa faz do próprio valor. É o que a Escala de Autoestima de Rosenberg, usada em boa parte desta literatura, pede que a pessoa responda sobre si.
- Autoeficácia — a expectativa de dar conta de uma demanda concreta. Não é o valor que a pessoa se atribui, é a confiança de que o próximo passo vai sair.
- Recursos — o que a pessoa tem à disposição para enfrentar dificuldade: vínculos, repertório, interesses, condições materiais, estratégias que já funcionaram.
A distinção importa na prática: alguém pode se avaliar com dureza em termos globais e, ao mesmo tempo, ter recursos preservados e bem identificados — ou o inverso. Juntar tudo em "autoestima" apaga essa diferença, e é nela que está o achado menos previsível desta literatura.
O que os estudos em adultos encontram — e com que ressalvas
A revisão de Cook e colaboradores buscou doze bases de dados por literatura publicada ao longo de mais de três décadas, cruzando termos de autoestima, TDAH e vida adulta. Restaram treze artigos, entre estudos transversais e de intervenção. A conclusão dos autores é afirmativa e contida na mesma frase: há evidência que sugere associação entre TDAH e autoestima mais baixa na vida adulta, e há número limitado de estudos e preocupações metodológicas que pesam sobre essa evidência.1 Treze artigos para mais de três décadas de busca é uma base estreita, e são os próprios autores que registram isso.
Um dos estudos que ilustra o desenho típico dessa literatura é o de Newark, Elsässer e Stieglitz, no Journal of Attention Disorders. Quarenta e três adultos que cumpriam critérios diagnósticos para TDAH foram pareados por idade e gênero com um grupo de comparação sem o diagnóstico — os autores o descrevem como amostra não clínica —, totalizando oitenta e seis participantes. Todos responderam a instrumentos autoaplicados de autoestima, de autoeficácia, de sintomas gerais e de recursos pessoais. O grupo com TDAH apresentou níveis mais baixos de autoestima e de autoeficácia na comparação com o grupo controle.2
Duas ressalvas acompanham esse resultado, e nenhuma delas é detalhe. A primeira é o tamanho: é uma amostra pequena, de um centro, com instrumentos de autorrelato. A segunda é o desenho: um estudo transversal mede as duas coisas ao mesmo tempo e, por construção, não diz qual veio antes. Nem a revisão nem o estudo sustentam a frase "o TDAH causa autoestima baixa", e também não sustentam "anos sem diagnóstico causam autoestima baixa", por tentadora que a segunda seja. O que eles sustentam é associação, descrita em grupo, com as limitações que os próprios autores enumeram.
Os recursos que o estudo não encontrou reduzidos
O achado mais interessante do estudo de Newark e colaboradores não está na autoestima. Está no inventário de recursos. Alguns recursos apareceram reduzidos no grupo com TDAH — mas não todos. Nas palavras dos autores, pessoas com TDAH parecem possuir recursos específicos.2
É uma frase pequena com consequência grande: ela desmonta a leitura de que o diagnóstico descreve uma pessoa com menos de tudo. O que o inventário descreve é um perfil com forma própria — domínios em que a pessoa tem menos a que recorrer e domínios em que tem tanto quanto, ou mais. A conclusão dos autores vai nessa direção quando sugere que programas de terapia incluam módulos orientados a recursos, voltados à autoestima, à autoeficácia e ao fortalecimento de forças — não apenas ao manejo de sintomas.2
Isso ajuda a entender por que a conversa sobre autoestima raramente se resolve com elogio. Elogio endereça a avaliação global. O que o inventário sugere endereçar é mais concreto: identificar quais recursos estão de fato disponíveis e usá-los deliberadamente.
O diagnóstico nomeia; ele não reescreve a autoimagem sozinho
Receber o diagnóstico muda a explicação disponível, e isso costuma ter efeito imediato de alívio. Não é o mesmo que mudar uma autoavaliação construída ao longo de décadas. Nenhum dos dois trabalhos aqui citados mediu o que acontece com a autoestima depois do diagnóstico, e seria ir além do que eles dizem afirmar qualquer coisa a respeito. A discussão sobre o que o diagnóstico resolve e o que ele não resolve está desenvolvida no texto sobre a utilidade do diagnóstico na vida adulta.
O que a literatura sustenta sobre caminho é mais modesto e mais útil. Cook e colaboradores concluem que as dificuldades de autoestima podem ser trabalhadas, ao menos em parte, por trabalho psicoterápico, e recomendam que a pesquisa futura avalie terapias que mirem especificamente a autoestima nessa população.1 "Ao menos em parte" é a formulação dos autores, e é melhor mantê-la: ela não promete recuperação completa nem sugere que o resto seja questão de empenho.
Vale registrar o que esse caminho não é. Psicoterapia é escopo próprio e autônomo do psicólogo, e também é praticada por médicos com formação na área; não depende de encaminhamento de psiquiatra, assim como a avaliação médica não depende de encaminhamento de psicólogo. São portas de entrada legítimas e independentes, e a escolha de por onde começar é da pessoa. A terapia cognitivo-comportamental é uma das abordagens estudadas no TDAH adulto, com alcance e limites próprios — assunto do texto sobre TCC para TDAH adulto. Outras abordagens psicoterápicas partem de fundamentos próprios e não se tornam menos legítimas por terem sido menos testadas neste desfecho específico.
Como isso costuma aparecer na vida adulta
Considere uma situação hipotética, construída para ilustrar e não extraída de atendimento. Alguém recebe um elogio por um trabalho entregue e, em vez de registrar o elogio, calcula quanto esforço aquilo custou em comparação com o que imagina que custaria a outra pessoa. A conta fecha contra. O elogio não entra. O que entra é a confirmação de que foi preciso um esforço desproporcional para chegar ao mesmo lugar.
Outros padrões da mesma família já têm nome, e cada um tem um endereço diferente:
- Antecipar crítica em situações neutras, ou sentir devolutivas comuns com intensidade desproporcional — o que a literatura discute sob o nome de disforia sensível à rejeição e o texto sobre regulação emocional no TDAH detalha.
- Manter um esforço contínuo de parecer igual aos demais, escondendo o custo — a camuflagem, descrita primeiro na literatura de autismo e também relatada no TDAH.
- Evitar começar algo novo não por desinteresse, mas por expectativa de não dar conta — o terreno da autoeficácia, não o da preguiça.
- Explicar cada conquista por sorte, prazo apertado ou ajuda de alguém, e cada falha por caráter.
Nenhum desses padrões é exclusivo do TDAH, e nenhum deles, sozinho, indica o diagnóstico. Eles também não são sinais de fraqueza de ninguém: são a forma que uma autoavaliação toma depois de muita repetição. A avaliação de TDAH em adultos é clínica e considera o histórico inteiro, como descreve a página sobre TDAH em adultos.
Quando o sofrimento chega a pensamentos de tirar a própria vida, há ajuda disponível a qualquer hora: o CVV atende no 188, por telefone e por chat, e o SAMU no 192.
O que a pesquisa não diz
Quatro afirmações circulam coladas a este tema e não se sustentam nos trabalhos citados aqui. A primeira é causalidade: nenhum dos dois desenhos permite dizer que um fenômeno produziu o outro. A segunda é magnitude: nenhum deles traz percentual ou tamanho de efeito. A terceira é universalidade: achado de grupo não descreve pessoa, e há adultos com TDAH cuja autoavaliação não corresponde a esse padrão. A quarta é prognóstico: nada aqui autoriza prever o que vai acontecer com a autoimagem de alguém.
Fica, no lugar das quatro, uma afirmação mais seca e mais defensável: a associação entre TDAH e autoestima mais baixa na vida adulta aparece de forma consistente o bastante para ser levada a sério no cuidado, a literatura que a sustenta é menor do que o tema merece,1 e os recursos de quem tem o diagnóstico não vêm reduzidos em bloco.2
Perguntas frequentes
Autoestima baixa faz parte do TDAH?
Não como critério diagnóstico. O DSM-5-TR descreve sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, e não menciona autoimagem.3 O que a pesquisa descreve é uma associação observada em adultos: grupos com o diagnóstico apresentaram níveis mais baixos de autoestima do que o grupo de comparação.2 É um achado sobre grupos, não um item da avaliação de uma pessoa.
Receber o diagnóstico melhora a autoestima?
Os estudos citados aqui não mediram isso, então não há como responder a partir deles. Muita gente relata alívio ao ter um nome para a dificuldade, o que é diferente de uma mudança medida na autoavaliação. O que a revisão disponível sugere é que dificuldades de autoestima podem ser trabalhadas, ao menos em parte, com trabalho psicoterápico.
Terapia ajuda na autoestima de quem tem TDAH?
A revisão sistemática conclui que sim, ao menos em parte, e recomenda mais estudos sobre terapias que mirem especificamente esse alvo.1 Um dos estudos sugere que programas incluam módulos voltados a recursos e forças, além do manejo de sintomas.2 Qual abordagem e em que formato é decisão a tomar com o profissional, caso a caso.
Por que só descobri agora, depois de tanto tempo?
Chegar ao diagnóstico na vida adulta tem muitas razões possíveis: sintomas que foram lidos como traço de personalidade, desempenho que se manteve às custas de esforço extra, falta de acesso a avaliação, e critérios que por muito tempo foram pensados a partir da apresentação infantil. Nada disso é falha de quem não procurou antes.
Se eu tenho recursos e dou conta das coisas, ainda pode ser TDAH?
Pode. Um dos achados desta literatura é que nem todos os recursos pessoais aparecem reduzidos: algumas áreas se mantêm.2 E há quem sustente bom desempenho pagando um custo que não aparece de fora. O que orienta a avaliação é o conjunto: persistência dos sintomas desde cedo, presença em mais de um contexto e prejuízo real, não o resultado isolado em uma área da vida.
Referências
- Cook J, Knight E, Hume I, Qureshi A. The self-esteem of adults diagnosed with attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD): a systematic review of the literature. ADHD Atten Def Hyp Disord. 2014;6(4):249-268. DOI: 10.1007/s12402-014-0133-2
- Newark PE, Elsässer M, Stieglitz RD. Self-Esteem, Self-Efficacy, and Resources in Adults With ADHD. J Atten Disord. 2016;20(3):279-290. DOI: 10.1177/1087054712459561
- American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5-TR). 5ª ed., texto revisado. 2022.
Este conteúdo é educacional e não substitui consulta médica individual.
Este conteúdo tem caráter informativo e educacional e não substitui avaliação, diagnóstico ou tratamento com um profissional de saúde. Em caso de sofrimento intenso ou situação de risco, procure ajuda imediata — CVV 188 (24h, ligação gratuita) ou o serviço de emergência mais próximo.
Revisado pelo autor em

Dr. Diego Tinoco Rodrigues
Médico psiquiatra · CRM-MG 58241 · RQE 37921
Psiquiatra dedicado a TDAH, autismo e saúde mental do adulto, em consultório em Belo Horizonte e por telemedicina.
Sobre o autor

